Loading...

Diário de Desenvolvimento: Habilidades, IVs e Natures

Saudações, treinadores e treinadoras!

Com muito ânimo trago a vocês uma atualização sobre o design de PokeWonder, mais especificamente, a existência de características únicas para cada Pokémon. Dentro do universo original, existem várias coisas que diferenciam um Caterpie de outro Caterpie, como o Nível, Gênero, Habilidade, IVs, Nature, Golpes, etc., mas, no nosso jogo, muitas coisas não podem ser totalmente traduzidas, principalmente pelo fato de que a captura é dificultada.

Porém, mesmo assim, queremos implementar mecânicas que cumpram com os mesmos objetivos, e é isso que será abordado nesse texto. Agora, antes de mais nada, ressaltamos que essas informações podem ser mudadas até o lançamento. Tentamos divulgar apenas coisas bem sólidas, porém, como em todo MMORPG que se atualiza constantemente, nada está 100% a salvo de modificações.
Autor: Tyler
Começando pelas Natures, que são basicamente características da personalidade de um Pokémon manifestadas nos seus atributos, há um enorme problema pois existem 25, cada uma aumentando um atributo e diminuindo outro, por exemplo, um Pokémon Tímido tem mais Velocidade e menos Ataque.

Pensa só, se já é difícil capturar um Blastoise, imagina encontrar um com os atributos que você deseja? Mesmo reduzindo o número de Natures ou possibilitando a troca delas, achamos que ainda assim não valeria a pena introduzir um sistema desses, pois ao invés de incentivar a captura de uma maneira saudável, atrapalharia todo esse processo.

Quanto aos IVs (Individual Values, ou, em português, Valores Individuais), também há uma complexidade considerável, mas ao invés de existirem diferentes escolhas benéficas, sempre é desejável obter um Pokémon com o maior número de IVs. Ou seja, um Blastoise poderia ter 1, 2, 3, 4 ou 5 IVs e nunca seria tão desejado quanto um de IV perfeito (com 6).

Em termos competitivos e de mercado, isso criaria uma flutuação enorme em preços e complicaria as negociações, mas, mesmo assim, esse é um sistema que pretendemos implementar em PokeWonder (só não sabemos se manteremos o mesmo nome). A principal mudança seria simples: ao capturar um Pokémon ele poderia ter IV perfeito ou não; apenas duas opções.

Isso ajudaria a estreitar a diferença de poder entre um Pokémon normal e a sua versão shiny, incentivando a captura e movimentando bem o mercado. Por questões de balanceamento, ainda não podemos falar em porcentagens e números, mas a ideia é justamente essa: tornar acessível uma versão mais forte dos Pokémon normais, mas ainda mantendo o “status” e valor de se adquirir um shiny.
Autor: All0412
Muito rapidamente sobre Gêneros, como não pretendemos implementar uma mecânica de Day Care por enquanto, isso seria um detalhe adicional sem real significado, já que a diferença entre masculino e feminino nunca impactaria em mudanças de atributos. E, sobre diferentes Níveis para cada Pokémon, por se tratar de um MMORPG, achamos que é muito mais benéfico manter padrões e “tiers” da forma que é hoje.

Por fim, uma das novidades mais interessantes sobre o funcionamento dos Pokémon está relacionada com as suas Habilidades. Já estava previsto que alguns teriam efeitos passivos, ou seja, efeitos diferentes dos Golpes normais que precisam ser ativados para fazerem algo. Porém, buscando inspirações na franquia original e percebendo que seria muito interessante ter uma Habilidade passiva para cada Pokémon, fizemos justamente isso!

Atendendo aos pedidos de vocês, agora falarei sobre as Habilidades de alguns Pokémon. Começando com uma figura carismática, os Caterpies dos treinadores terão a Habilidade “Escapada”, que duplica a sua Velocidade enquanto a sua vida estiver em cerca de um terço do total, ou seja, em situações perigosas no começo da jornada, basta dar o comando para o seu Caterpie que ele poderá escapar com segurança enquanto você também prepara o seu próximo movimento.

Na franquia original existe uma Habilidade muito parecida, mas como em muitos outros casos, adaptamos o efeito numa tentativa de manter a essência do Pokémon. Já em outras situações, exploramos ainda mais a criatividade para alguns Pokémon que mereciam algo único. Um deles é o Marowak.
Autor: Ninjendo
Quem conhece a triste história do Cubone, sabe bem que o crânio que é usado como capacete na verdade é o da sua falecida mãe. Sabendo disso, queríamos tentar representar isso na Habilidade do Marowak e, então, surgiu a “Herança Óssea”: quando Marowak for derrotado, o próximo Pokémon lançado pelo seu treinador recebe um imenso bônus de Ataque por alguns segundos. É uma habilidade muito única e com um tempo de recarga alto, de alguns minutos, para ser ativado somente em situações necessárias, e não em caçadas normalmente.

Falar da “Herança Óssea” puxa outros assuntos muito relevantes às Habilidades, que são os seus efeitos em PvP e Habilidades Extra. Os treinadores interessados em duelos devem ter lido esse efeito assim:


Mas, já adiantamos: muitos efeitos serão um pouco mais fracos no PvP. Essa nerfada é extremamente necessária porque, sem ela, o design das Habilidades seria extremamente limitado. Mas isso não quer dizer que não queremos trazer Habilidades “de nicho”, ou seja, muito úteis para situações específicas, como PvP.

Aí é que entram as Habilidades Extra. A maioria dos Pokémon terão apenas uma Habilidade, porém, alguns terão duas ao mesmo tempo. Futuramente, é possível que adicionemos alguma forma de modificar Habilidades dos Pokémon e também adicionar diferentes possibilidades durante a captura, ou seja, um Muk capturado poderia ter Habilidade “X” ou “Y”.

Por falar no Muk, a sua Habilidade “Toque Tóxico” é muito interessante, pois além de fazer com que inimigos que o ataquem tenham uma chance de serem Envenenados, quando eles forem, o dano causado pelo Envenenamento é dobrado e essa condição passa a ser infinita. No futuro iremos falar sobre o funcionamento de todas as Condições Especiais, mas já adianto que essa Habilidade do Muk será extremamente útil em alguns cenários.

Finalmente, para aqueles treinadores que estão querendo muito ver uma Habilidade mais impactante de um Pokémon de nível alto, apresentamos o “Punho Tecelão” do Poliwrath. Como outras Habilidades, o “Punho Tecelão” acumula cargas de acordo com o uso de Golpes, nesse caso, uma carga é adicionada toda vez que Poliwrath usa um Golpe de um Tipo diferente do Tipo do último Golpe utilizado (ou seja, se o primeiro Golpe for de Água e o segundo Lutador, a Habilidade é ativada). Cada carga o concede um bônus significativo de Ataque, sendo cumulativo, mas com um limite previsto.
Autor: Ishmam
A ideia do Poliwrath é fazer com que o seu treinador pense bem na sequência de Golpes utilizados, gerenciando os tempos de recarga e aumentando gradativamente o seu Ataque. Naturalmente, se comparado a um outro Pokémon do seu nível, sem cargas o Poliwrath é mais fraco, porém, se o seu treinador estiver em lutas mais longas (ou se mantiver constantemente em vários confrontos), Poliwrath será significativamente mais forte.

Acredito que isso ajude a dar uma luz sobre como anda o design de PokeWonder, e em breve lançaremos mais conteúdo desse estilo! Qualquer dúvida a respeito dos assuntos abordados nesse texto podem ser direcionadas ao canal #rednow-responde do nosso Discord oficial!