Loading...
About

Partindo da franquia Pokémon, pertencente à Nintendo, alguns jogos derivados foram criados por fãs. Alguns adicionaram novos conteúdos aos jogos originais, refizeram alguns títulos, mas outros propuseram mudanças significativas que caracterizariam a criação de um spin-off. PokeWonder se encaixa no último caso.


Muitos spin-offs oficiais já foram lançados, levando o Pikachu e seus companheiros ao gênero match-3, em Pokémon Shuffle, a ringues de luta, em Pokkén Tournament, a masmorras, em Pokémon Mystery Dungeon, entre tantos outros casos. Porém, mesmo com incontáveis pedidos dos fãs, a franquia nunca veio ao universo dos MMORPGs e nem para o computador (que é o melhor ambiente para esse gênero).

Pensando nisso, surgiram ao longo do tempo várias versões de Pokémon nos moldes de MMORPGs, alguns se baseando mais nos títulos de Game Boy, outros sem base fixa, mas, principalmente, jogos que modificaram MMORPGs já existentes, como Tibia e Ragnarök.


A maior facilidade em se fundamentar em um desses moldes é que, ao fazer isso, corta-se muito trabalho inicial de programação, criação de interfaces, sistemas, etc. Porém, acontece que muitos jogos, mais especificamente os Poketibias, além de usar a base técnica de outro MMORPG, acabaram se apropriando de muitas mecânicas e designs que não se encaixam bem em um jogo de Pokémon.



Já no PokeWonder com boas práticas de construção temos:
  • Uma progressão de narrativa que se une a experiência dentro do jogo;
  • O endgame é otimizado, com muitas possibilidades em hunts e quests muito interessantes;
  • Um bom direcionamento no endgame, facilitando muito a inserção de um jogador novo;
  • Os conteúdos dos updates seguem um cronograma;
  • A versão do sistema de dungeons é moderna e intuitiva.(algo que é fundamental em qualquer MMORPG);
  • Tanto as histórias quanto as experiências com PokeWonder são bem transmitidas;
  • Se distancia muito de um OT e se aproxima de um MMORPG original.


  • PokeWonder vem sendo desenvolvido pretendendo ajustar, corrigir alguns designs que não funcionam. Isso está sendo feito com inspirações em jogos que aplicaram bem alguns sistemas, como Guild Wars 2 e World of Warcraft, mas sempre transformando as ideias para algo que se encaixe dentro de uma experiência no universo de Pokémon.


    Ao longo do desenvolvimento, iremos falar melhor sobre esses elementos destacados aqui e como aplicaremos as nossas propostas. Basicamente todas as questões de design estão bem definidas e descritas, porém, o jogo ainda está em desenvolvimento e há muitas coisas a serem programadas. PokeWonder entregará aos seus jogadores uma experiência moderna e completa do que deveria ser um grande MMORPG de Pokémon.