Partindo da franquia Pokémon, pertencente à Nintendo, alguns jogos derivados foram criados por fãs. Alguns adicionaram novos conteúdos aos jogos originais, refizeram alguns títulos, mas outros propuseram mudanças significativas que caracterizariam a criação de um spin-off. PokeWonder se encaixa no último caso.
Muitos spin-offs oficiais já foram lançados, levando o Pikachu e seus companheiros ao gênero match-3, em Pokémon Shuffle, a ringues de luta, em Pokkén Tournament, a masmorras, em Pokémon Mystery Dungeon, entre tantos outros casos. Porém, mesmo com incontáveis pedidos dos fãs, a franquia nunca veio ao universo dos MMORPGs e nem para o computador (que é o melhor ambiente para esse gênero).
Pensando nisso, surgiram ao longo do tempo várias versões de Pokémon nos moldes de MMORPGs, alguns se baseando mais nos títulos de Game Boy, outros sem base fixa, mas, principalmente, jogos que modificaram MMORPGs já existentes, como Tibia e Ragnarök.
A maior facilidade em se fundamentar em um desses moldes é que, ao fazer isso, corta-se muito trabalho inicial de programação, criação de interfaces, sistemas, etc. Porém, acontece que muitos jogos, mais especificamente os Poketibias, além de usar a base técnica de outro MMORPG, acabaram se apropriando de muitas mecânicas e designs que não se encaixam bem em um jogo de Pokémon.
